quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Etapa 2


 Humanismo e Reforma: A origem da educação

como Escolarização no Brasil.




A origem da educação escolar no Brasil


A Contra- reforma chamada também chamada de Reforma católica foi o movimento que surgiu na igreja católica, dizem que foi por causa da reforma protestante. A igreja começou a proibir livros e incentivava a catequese, com as novas religiões, eles reforçaram as ordens do papa sobre os celibatos eclesiásticos, seminários universidades e adotou o vulgato como tradução oficial da bíblia.
Bem logo, depois o mundo foi dividido entre cristãos católicos e cristãos protestantes. Lutero não negava o direito do papa ou da igreja de perdoar e dar penitências, mas não concordava com algumas coisas, isso fez com ele fosse acusado de heresia, então o papa ordenou que ele se retratasse em 70 dias, mas Lutero ao contrario disso queimou a ordem. Todas as regiões que estavam insatisfeitas foram consideradas protestantes, recebendo o apoio de príncipes e da pequena nobreza, chamados de o movimento Luterano.
A história brasileira tem várias fases complicadas de serem estudadas e compreendidas. Exemplo a chegada dos portugueses que trouxeram um padrão de educação da Europa, sendo que o povo que já existiam aqui tinham seus conhecimentos e seu próprio modo de fazer educação, há uma história indígena que Orlando Villas Boas disse que em sua pesquisa que observava uma mulher que faz ia potes de barros, assim que a mulher terminava seu filho que estava do seu lado pegava o pote pronto e jogava no chão quebrando-o. Ela fez isso por 7 vezes até que Orlando perguntou o porque, e ela respondeu – Porque ele quer.
Foi quando os jesuítas chegaram e não só trouxeram a moral e bons costumes, mas principalmente métodos pedagógicos. Esse método durou uns 200 anos e com suas regras de repetições, disciplinas diferentes e modos dinâmicos, fez com que funcionasse e assim durando por bastante tempo, até que o marques de Pombal expulsou os jesuítas, o que fez com que a educação virasse o caos.
Vendo que não tinha jeito à família real trouxe o novo mundo, não que tenham atualizado alguma coisa, mas com isso abriu a academia de militares, escolas de direito e medicina, a biblioteca e algo marcante a imprensa Régia e o Brasil descoberto finalmente.
Mas ainda assim não se valorizava muito a educação, exemplo o Brasil demorou mais de 300 anos para ter uma faculdade, depois que alguns países já tinham. Todo império não fez muito pela educação e muitas pessoas reclamaram e com a proclamação da república houve reformas nenhuma que realmente desse destaque o mudasse a educação para melhor.
Até hoje temos mudanças no planejamento de aula, mas não mudou muito, ainda temos as mesmas características impostas de todos os países. O que não da um diferencial na educação brasileira.
A educação acaba sendo mais uma coisa e não os maiores instrumentos do país afinal se precisaram dela para o desenvolvimento do mesmo. 

 Aline,Amanda, Regina e Stephanie. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário