Refletindo sobre o processo
histórico-educacional
e sua importância.
1) O que significa afirmar que “Somos feitos de tempo”?
Somos feitos de tempo é dizer
que somos seus históricos, somos formados pela herança cultural dos
antepassados, a partir de então, construímos nossos projetos e suas mudanças.
2)
Explique porque a preservação da memoria histórica, a
reconstituição do passado dos acontecimentos não é sempre idêntico em todos os
tempos e em todos os lugares.
Por que cada acontecimento
histórico é relatado e interpretado de acordo com a evolução dos tempos, e de
acordo com cada visão.
3)
Resumir os quatro argumentos de Antonio Nóvoa, justificando a importância da
História da Educação.
Para cultivar um saudável
ceticismo, a história da educação é um dos meios mais eficazes para cultivar um
saudável ceticismo, que evita a agitação e promove a consciência critica. Uma
história que nasce nos problemas do presente e que sugere pontos de vista
ancorados num estudo rigoroso do passado.
Para compreender a logica das
identidades múltiplas, uma das funções principais da história dor da educação é
compreender esta logica de múltiplas identidades, por meio da qual se definem
memorias e tradições, pertenças e filiações, crenças e solidariedades. À
história cumpre elucidar este processo e, por esta via, ajudar as pessoas a
darem um sentido ao seu trabalho educativo.
Para pensar os indivíduos
como produtores de história, a reflexão histórica, mormente no campo educativo,
não serve para descrever o passado, as sim para nos colocar perante um
patrimônio de ideias, de projetos e de experiências.
Para explicar que não há
mudanças sem história, estamos sempre a lidar com a experiência e a fabricar a
memoria. Por isso, é importante denunciar a vã ilusão da mudança, imaginada a
partir de um não lugar sem raízes e sem história.
Aline, Amanda, Regina
e Stephanie.
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