quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Etapa 1


 Refletindo sobre o processo 
histórico-educacional e sua importância.





        1)      O que significa afirmar que “Somos feitos de tempo”?
Somos feitos de tempo é dizer que somos seus históricos, somos formados pela herança cultural dos antepassados, a partir de então, construímos nossos projetos e suas mudanças.

 2)            Explique porque a preservação da  memoria histórica, a reconstituição do passado dos acontecimentos não é sempre idêntico em todos os tempos e em todos os lugares.
Por que cada acontecimento histórico é relatado e interpretado de acordo com a evolução dos tempos, e de acordo com cada visão.

       3) Resumir os quatro argumentos de Antonio Nóvoa, justificando a importância da História da Educação.
Para cultivar um saudável ceticismo, a história da educação é um dos meios mais eficazes para cultivar um saudável ceticismo, que evita a agitação e promove a consciência critica. Uma história que nasce nos problemas do presente e que sugere pontos de vista ancorados num estudo rigoroso do passado.
Para compreender a logica das identidades múltiplas, uma das funções principais da história dor da educação é compreender esta logica de múltiplas identidades, por meio da qual se definem memorias e tradições, pertenças e filiações, crenças e solidariedades. À história cumpre elucidar este processo e, por esta via, ajudar as pessoas a darem um sentido ao seu trabalho educativo.
Para pensar os indivíduos como produtores de história, a reflexão histórica, mormente no campo educativo, não serve para descrever o passado, as sim para nos colocar perante um patrimônio de ideias, de projetos e de experiências.
Para explicar que não há mudanças sem história, estamos sempre a lidar com a experiência e a fabricar a memoria. Por isso, é importante denunciar a vã ilusão da mudança, imaginada a partir de um não lugar sem raízes e sem história.


Aline, Amanda, Regina e Stephanie.

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