quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Fotos

Emblema do Núcleo Batuíra


Crianças da Creche






Projeto de auxilio a Gestante, dado em uma das unidades.




Crianças da Creche. 



Modelo do uniforme utilizado , fornecido pela Prefeitura de Guarulhos.


Etapa 4



Intuição Núcleo Batuíra Serviço de Promoção a Família.  


Um pouco da historia do Núcleo Batuíra Serviço de Promoção da Família é uma instituição sem fins lucrativos que detém certificados de utilidade pública federal, estadual e municipal, além do atestado de fins filantrópicos que garantem a idoneidade da instituição que atua no Município de Guarulhos desde 1973 no principio desenvolvendo atividades de assistência social e educacional na região de Cumbica, bairro cuja grande parte da população tem como características vulnerabilidades sociais decorrentes da pobreza, baixa ou nenhuma renda fixa, pouca infra-estrutura e escassez de serviços públicos. Na busca por ações que visem à diminuição dos índices, o Núcleo Batuíra estabeleceu e mantém parcerias públicas e privadas que viabilizam o nosso atendimento que abrange atividades de convivência sócio-educativas, de inclusão produtiva, creche, educação infantil, ensino fundamental e abrigo para idosos cumprindo assim com a missão de promover a família, instituição básica da vida humana formada por pessoas, das crianças aos idosos, formando assim a comunidade. Com o crescimento e desenvolvimento do Município surgiram novas comunidades formadas por famílias em sua maioria provenientes de outros municípios e de outros estados, onde foram constatadas vulnerabilidades sociais e compreendendo as necessidades dessas famílias o Núcleo Batuíra estendeu suas atividades para a região do Bonsucesso, criando no ano de 2003 sua unidade II no Complexo Anita Garibaldi aonde desde então vem atendendo a centenas de famílias ampliando suas atividades á esse território, contribuindo para a prevenção e enfrentamento de situações de vulnerabilidade e risco social. Em 2009 iniciaram-se as atividades da unidade III no bairro Parque Residencial Bambi na área de educação, atendendo a crianças em idade de berçário e maternal, assim como atividades sócio-educativas para famílias referenciadas pelo CRAS Ponte Alta através do Programa Renda Cidadã, fortalecendo assim a parceria junto a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, assim à partir de 2010 pretendemos ofertar para mais essa comunidade nosso atendimento em sua totalidade.  Contribuindo de forma efetiva no cumprimento dos objetivos do milênio e conscientes que a melhora do homem se transformará na melhora gradativa do mundo.

Baseada no QSN Quadro de Saberes Necessários, fornecido pela Prefeitura de Guarulhos.


 Conhecer, desenvolver e ampliar, progressivamente, as possibilidades do seu corpo como: subir e descer degraus, escorregar, sentar, rolar, engatinhar, arrastar, lançar, movimentar-se, dançar, saltar, andar de diferentes formas, pedalar, bater palmas, alongar, agachar, ficar de cócoras, entre outros movimentos. 
•  Desenvolver autocontrole dos seus movimentos, explorando diversas posturas corporais (ex.: sentar em diferentes posições, ficar em pé apoiado na ponta dos pés com ou sem ajuda, pegar e usar objetos, utilizar talheres, abrir e fechar frascos, movimentos de pinça, empilhar, parar e iniciar movimentos seguindo comandos, vestir-se, calçar-se, entre outros). 
•  Desenvolver equilíbrio, lateralidade, senso de direção, localização espacial e temporal (ex.: atividades rítmicas, repertório de jogos e brincadeiras, superar obstáculos, circuito, minhocão, atividades no parque, corda, bambolê, tanque de areia, horta etc.). 
•  Conhecer, perceber e apropriar-se das expressões corporais, faciais, gestos simbólicos e as sensações do próprio corpo (ex.: imitar, fazer caretas, comunicar-se através de gestos, manifestar frio, calor e incômodo, apontar, dar tchau, dizer não e sim com a cabeça etc.).
•  Expressar e identificar seus sentimentos, pensamentos e os dos outros pelo corpo (ex.: mímica, expressões faciais, gestos etc.).
•  Expressar e identificar sensações relativas à sua sexualidade (ex.: manifestações infantis como uso de chupeta e mamadeira, mordidas, levar objetos à boca, tocar-se e tocar no outro, olhar-se e olhar o outro, demonstrar curiosidade, tocar os próprios órgãos genitais, reconhecer os gêneros etc.).
•  Familiarizar-se e apropriar-se da imagem de seu corpo (ex.: identificar sua imagem no espelho, nomear partes do corpo, cuidado com o próprio corpo, higiene, banho etc.).

O Núcleo Batuíra possui:

  • 9 salas
  • 1 brinquedoteca;
  • 1 parque;
  • 1 pátio ;
  • 1 sala de leitura;
  • 1 refeitório;
  • 1 sala de vídeo;
  • 11 banheiros;
  • 135 alunos (media);
  • 20 educadores;
  • 15 funcionários;
  • 1 coordenadora e
  • 1 diretor

Valores

1 – Respeito ao ser humano
2 – Desenvolvimento da instituição familiar
3 - Generosidade no trato com o próximo
4 – Integridade na tomada de ações

Missão

O Núcleo Batuíra tem como missão atuar na melhoria da estrutura familiar com intervenções na assistência à criança, adolescente, adulto e idoso, contribuindo com estas ações para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, conscientes que a melhora do homem se transforma na melhora do mundo.

Relato do Professor

Em destaque vivenciado em sala de aula foi observado agressividade e mal comportamento, com isso no dia-a-dia, com esse método de ensino QSN pude modificar a sala de aula, a dinâmica e o métodos de ensino, trazendo com isso resultados positivos e um bom aproveitamento por parte dos alunos, podendo também perceber o crescimento e evolução da turma.