quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Apresentação do Grupo


Faculdades Integradas Torricelli

Anhanguera



Pedagogia 3º semestre- 2012
Profª : Keila


Integrantes desse Blogger:


Aline Joelma Moreira                          3207554154
Amanda Camargo Nascimento            3207537233
Regina Correa De Brito                       3226042845
Stephanie Oliveira                                3207560572

Etapa 1


 Refletindo sobre o processo 
histórico-educacional e sua importância.





        1)      O que significa afirmar que “Somos feitos de tempo”?
Somos feitos de tempo é dizer que somos seus históricos, somos formados pela herança cultural dos antepassados, a partir de então, construímos nossos projetos e suas mudanças.

 2)            Explique porque a preservação da  memoria histórica, a reconstituição do passado dos acontecimentos não é sempre idêntico em todos os tempos e em todos os lugares.
Por que cada acontecimento histórico é relatado e interpretado de acordo com a evolução dos tempos, e de acordo com cada visão.

       3) Resumir os quatro argumentos de Antonio Nóvoa, justificando a importância da História da Educação.
Para cultivar um saudável ceticismo, a história da educação é um dos meios mais eficazes para cultivar um saudável ceticismo, que evita a agitação e promove a consciência critica. Uma história que nasce nos problemas do presente e que sugere pontos de vista ancorados num estudo rigoroso do passado.
Para compreender a logica das identidades múltiplas, uma das funções principais da história dor da educação é compreender esta logica de múltiplas identidades, por meio da qual se definem memorias e tradições, pertenças e filiações, crenças e solidariedades. À história cumpre elucidar este processo e, por esta via, ajudar as pessoas a darem um sentido ao seu trabalho educativo.
Para pensar os indivíduos como produtores de história, a reflexão histórica, mormente no campo educativo, não serve para descrever o passado, as sim para nos colocar perante um patrimônio de ideias, de projetos e de experiências.
Para explicar que não há mudanças sem história, estamos sempre a lidar com a experiência e a fabricar a memoria. Por isso, é importante denunciar a vã ilusão da mudança, imaginada a partir de um não lugar sem raízes e sem história.


Aline, Amanda, Regina e Stephanie.

Etapa 2


 Humanismo e Reforma: A origem da educação

como Escolarização no Brasil.




A origem da educação escolar no Brasil


A Contra- reforma chamada também chamada de Reforma católica foi o movimento que surgiu na igreja católica, dizem que foi por causa da reforma protestante. A igreja começou a proibir livros e incentivava a catequese, com as novas religiões, eles reforçaram as ordens do papa sobre os celibatos eclesiásticos, seminários universidades e adotou o vulgato como tradução oficial da bíblia.
Bem logo, depois o mundo foi dividido entre cristãos católicos e cristãos protestantes. Lutero não negava o direito do papa ou da igreja de perdoar e dar penitências, mas não concordava com algumas coisas, isso fez com ele fosse acusado de heresia, então o papa ordenou que ele se retratasse em 70 dias, mas Lutero ao contrario disso queimou a ordem. Todas as regiões que estavam insatisfeitas foram consideradas protestantes, recebendo o apoio de príncipes e da pequena nobreza, chamados de o movimento Luterano.
A história brasileira tem várias fases complicadas de serem estudadas e compreendidas. Exemplo a chegada dos portugueses que trouxeram um padrão de educação da Europa, sendo que o povo que já existiam aqui tinham seus conhecimentos e seu próprio modo de fazer educação, há uma história indígena que Orlando Villas Boas disse que em sua pesquisa que observava uma mulher que faz ia potes de barros, assim que a mulher terminava seu filho que estava do seu lado pegava o pote pronto e jogava no chão quebrando-o. Ela fez isso por 7 vezes até que Orlando perguntou o porque, e ela respondeu – Porque ele quer.
Foi quando os jesuítas chegaram e não só trouxeram a moral e bons costumes, mas principalmente métodos pedagógicos. Esse método durou uns 200 anos e com suas regras de repetições, disciplinas diferentes e modos dinâmicos, fez com que funcionasse e assim durando por bastante tempo, até que o marques de Pombal expulsou os jesuítas, o que fez com que a educação virasse o caos.
Vendo que não tinha jeito à família real trouxe o novo mundo, não que tenham atualizado alguma coisa, mas com isso abriu a academia de militares, escolas de direito e medicina, a biblioteca e algo marcante a imprensa Régia e o Brasil descoberto finalmente.
Mas ainda assim não se valorizava muito a educação, exemplo o Brasil demorou mais de 300 anos para ter uma faculdade, depois que alguns países já tinham. Todo império não fez muito pela educação e muitas pessoas reclamaram e com a proclamação da república houve reformas nenhuma que realmente desse destaque o mudasse a educação para melhor.
Até hoje temos mudanças no planejamento de aula, mas não mudou muito, ainda temos as mesmas características impostas de todos os países. O que não da um diferencial na educação brasileira.
A educação acaba sendo mais uma coisa e não os maiores instrumentos do país afinal se precisaram dela para o desenvolvimento do mesmo. 

 Aline,Amanda, Regina e Stephanie.